Como Fazer o Rebrand da Sua Empresa com Sucesso

Se você pensa em sua pequena empresa como um bebê, então você sabe que em algum ponto ela tem que crescer. As empresas evoluem e você tem que estar disposto a fazer alterações quando a sua mensagem de marca não mais se encaixa.

Você está vendendo produtos diferentes dos quais imaginou originalmente? Está tendo dificuldades em se destacar dos concorrentes? Talvez, o seu público principal mudou ou o logotipo da sua empresa pode estar desatualizado. Quaisquer que sejam as razões, o rebranding é um risco que requer planejamento e timing inteligentes.

Um rebrand envolve mais que apenas imprimir novos materiais promocionais ou alterar o seu logotipo. Se você apresentar uma nova identidade de marca sem um plano de ação claro, você continuará tropeçando nos mesmos obstáculos:

  • uma estratégia de marca fraca;
  • clientes confusos;
  • fraco reconhecimento de marca.

Saiba exatamente o que você quer alcançar antes de apresentar um novo branding. Tome medidas cuidadosas para criar uma nova imagem que faz a sua marca maior, melhor e preparada para o futuro.

Como Dissecar o Problema

Os críticos não são as pessoas mais populares da sala, mas eles descobrem pequenos detalhes que pavimentam o caminho para a melhoria. Canalize essa honestidade brutal enquanto você pensa no que deu errado com a sua marca. Que problemas estão levando você a fazer uma mudança? Algum destes cenários parecem familiares?

  • Você encontrou um mercado mais rentável ou confiável e precisa mudar o foco.
  • Você começou como um líder ou inovador da indústria, mas agora o seu mercado está saturado.
  • Seus produtos ou branding estão ficando para trás dos padrões atuais da indústria.
  • A estética da sua marca é muito genérica e facilmente pode ser esquecida.
  • As práticas da sua empresa não cumprem as suas promessas de marca.
  • Seu branding é muito complicado ou confuso.
  • Você precisa de uma lousa limpa para jogar fora a má reputação.
  • Sua empresa cresceu tanto que o seu branding atual é limitante demais.

Certifique-se de que um rebrand é necessário antes de investir muito do seu tempo e dinheiro. A reputação da sua empresa tem valor, conhecido como valor da marca. Se você possui uma base de clientes fiel que se sente conectada à sua imagem de marca, você pode perder valor ao transformar a sua identidade.

Entretanto, muitas empresas novas ou não muito conhecidas não constroem muito valor. Se esse é o caso, você pode geralmente fazer o rebrand sem que ele tenha um grande impacto no seu público. Dessa forma, que abordagem faz sentido para você? Responda a essas perguntas cruciais antes de continuar seguindo:

  • Você quer reter seu público atual?
  • Você precisa substituir a sua mensagem de marca ou expandi-la?
  • Você possui valores de marca ou metas de negócios conflitantes?

Simplifique os ideais que você quer projetar, e será mais fácil decidir se você precisa de uma reforma da marca ou apenas pequenas atualizações. Continue com o rebranding se uma atualização de imagem é a melhor forma de criar sucesso duradouro para a sua empresa.

Compare com a Concorrência

A única coisa pior que uma marca branda é uma cópia. Imitar outra marca confunde os seus clientes. E pior, isso motiva os clientes a olhar mais de perto para as suas fraquezas. Você não quer que o que está faltando na sua empresa seja a coisa mais memorável sobre ela.

Ao invés disso, procure por pontos de vendas para enfatizar. Estude os seus concorrentes para entender o que faz eles terem sucesso. O que você pode fazer para tornar a experiência do cliente especial e diferenciar a sua marca das outras empresas? Você não tem que ser perfeito. Basta que você tenha algo útil a oferecer para o cliente e cumpra as suas promessas.

Calcule o Custo do Rebranding

Pense sobre o que será necessário para reformular a sua marca financeiramente, dessa forma você pode criar um orçamento realístico. Você vai mudar o nome da sua empresa? Isso requer uma atualização massiva, desde o domínio do seu site até a sinalização da sua loja. Faça uma pesquisa completa para se certificar de que o nome escolhido não viola a marca registrada de outra marca.

Você planeja conduzir pesquisas ou grupos focais? Enquanto você pode obter feedback de graça dos seus empregados, os clientes estão mais propensos a responder com incentivos. O treinamento de funcionários é outra consideração se você está fazendo uma mudança significativa em como você entrega o serviço.

Que ativos visuais você precisa para reintroduzir a sua marca com estilo? Um logotipo de empresa criativo? Papel timbrado e cartões de visita novos? Uniformes ou veículos da empresa? Recipientes para serviços de alimentação? Todos os itens promocionais das suas mídias digitais e impressas precisam refletir o seu branding novo e melhorado. Não se esqueça de levar em consideração o custo da publicidade se você planeja divulgar o seu rebranding.

Procure por oportunidades para que as coisas sejam feitas por um custo baixo quando você possui um orçamento pequeno e precisa de grandes melhorias. Por exemplo, você possui um bom escritor ou mágico das redes sociais na sua equipe que pode ajudar com promoção? Se você procura um design de logo profissional, por que não usar um criador de cartão de visita para criar seus outros materiais de marketing?

Seja Transparente Com os Clientes

Não espere até o horário do almoço para falar com seus clientes o que está acontecendo. É fácil para proprietários de empresas que existem há um longo tempo esquecer que os clientes se sentem profundamente ligados a marcas que amam. Se você não é transparente com os seus planos, você poderia perder clientes fiéis que ficam confusos com as suas prioridades.

Esclareça as metas do rebranding e coloque elas na história da sua empresa. Sua newsletter, site e sinalizações dentro da loja são geralmente os melhores lugares para se comunicar com os clientes. Ajude o seu público a ficar conectado com a sua missão em evolução, dessa forma eles ficam entusiasmados em seguir em frente com você.

E se a sua empresa cometeu grandes erros de serviço de atendimento ao cliente no passado, reconhecê-los pode ser a sua melhor estratégia. A sinceridade é atrativa e os clientes geralmente não respondem bem quando as empresas tentam encobrir grandes falhas.

Lembra-se como a Domino’s Pizza superou uma reputação de pior cadeia de pizza? A campanha “Nos Desculpe Por Sermos Ruins” pediu desculpas a clientes por anos de serviço ruim e fez as pessoas ficarem dispostas a dar a marca uma nova chance. Use a autenticidade como uma ferramenta para ganhar novos negócios e reconquistar clientes perdidos.

Lance um Rebrand em Etapas

Tente não sobrecarregar os clientes ao fazer mudanças radicais da noite para o dia. Planeje o seu rebranding em etapas gerenciáveis e seja estratégico sobre as suas datas planejadas. Entre em contato com contatos da mídia para informar antecipadamente sobre as suas próximas mudanças. Press releases são um bom local para revelar a sua nova declaração de posicionamento de marca.

Você está mudando o seu site e blog para um novo domínio? Comece essa transição cedo e mude de forma devagar, dessa forma você não perde posições em SEO. Realocar todo o seu site de uma vez só irá diminuir os seus rankings de busca. Permita que os visitantes saibam que o seu site está mudando e redirecione-os para páginas atualizadas para obter tráfego constante para o seu novo domínio.

À medida que a sua data de lançamento se aproxima, faça uma lista de todos os perfis online e principais diretórios onde a sua empresa está listada. Dessa forma, você pode atualizar listagens importantes como o Google Meu Negócio, para garantir que os clientes encontrem as informações corretas online.

Comprometa-se com o Seu Novo Branding

Não importa se você está planejando um grande evento de publicidade ou um lançamento discreto, pense no seu lançamento como um período de testes. Alguns clientes ficarão céticos e em estado de alerta máximo para problemas. Outros ficarão ansiosos para apoiar a sua renovação.

A coisa mais importante é seguir na sua nova declaração de missão. O valor de marca positivo é algo que você deve construir, não jogar fora. Mostre aos clientes que você está comprometido em ser o melhor no que você faz, e o seu rebrand será um grande sucesso.

Um dos melhores lugares para começar quando se trata de rebranding é criar um logo e usá-lo em produtos promocionais. Comece hoje mesmo!

flsadmin
flsadmin
Artigos: 574